sexta-feira, 30 de julho de 2010

PALAVRA DO PASTOR

FIRME QUANDO SOB PRESSÃO

Olá Queridos, A paz do Senhor Jesus.

Hoje o nosso recado jovem vai contar a historia de três jovens que desafiaram a física e o inferno para provar que Deus não se esquece daqueles que são dependentes Dele, permanecendo firme quando sob pressão.

Daniel escreve em 3.8-12:

Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus, e acusaram os judeus. E falaram, e disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente! Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo o homem que ouvisse o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro; E, qualquer que se não prostrasse e adorasse, seria lançado dentro do forno de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadrach, Mesach, e Abed-nego: estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram.”

Em 605 A.C. os babilônicos marcharam contra Judá e cercaram Jerusalém. Eles levaram alguns objetos do templo para a Babilônia, bem como uns dos melhores jovens de Judá. Nabucodonosor ordenou Aspenaz, chefe dos oficiais da corte, que escolhesse os melhores deles e os treinasse para o serviço do rei. Nesse grupo estava Daniel, Hananias, Misael e Asarias. Eles receberam nomes babilônicos, foram instruídos na língua e na literatura daquele país. Vivendo sob pressão e ameaças dos seus oponentes esses três jovens resistiram firmes na fé e não cederam ao desejo do rei.

Não iremos focar o êxito deles pós fornalha, mas sim o êxito antes de passarem pela fornalha acesa - fornalha ou forno era usado para cozer tijolos na Babilônia (Gen. 11,3).

O que motivou esses jovens a assumir a postura de não ceder à pressão? Primeiro: conheciam a lei Mosaica de não adorar a imagem de escultura - Êxodo 20. 4,5 - Segundo: Tinham sentimentos de liberdade e não se conformavam em viver num cativeiro.

Quantos jovens vivem hoje presos a sentimentos estragados que se quer sabem da sua origem. São vítimas de um mundo fantasioso que produz traumas, feridas e fraquezas espirituais, perderam os padrões e por isso vivem inseguros em meio aos escombros. Presos por vícios, dominados por emoções e aceitando a viver nesse universo de uma fé mista onde se pode tudo! Podem cantar no grupo na igreja, mas podem também cantar num grupo de pagode aqui fora. Participam da oração na igreja, mas não possuem nenhuma intimidade com Deus. Jovens que se casam sem nenhuma orientação divina priorizando a aparência exterior e depois vai fazer parte da estatística dos separados, e o que é pior, põem a culpa em Deus.

Como impediremos essa catástrofe que tem dizimado a nossa juventude?

Reavendo os nossos padrões e conceitos.

Esses jovens hebreus sabiam de forma muito clara o que é viver sob pressão. Entendo perfeitamente que para o jovem cristão não é fácil viver neste mundo, principalmente para aqueles que querem viver uma vida de responsabilidade com Deus. Os mesmos vivem num intenso conflito espiritual vinte e quatro horas. Isso é viver sob pressão. A investida de satanás foi de mudar os nomes daqueles jovens. Aparentemente seria uma “honra” para eles receberem nomes de deuses babilônicos. Não creio que eles aceitaram os novos nomes dado pelo rei, mas mantiveram entre eles a sua identidade dos verdadeiros nomes. Abre o teu olho meu querido e considere isso o que parece ser uma “honra” pode ser uma cilada de satanás. Não perca a sua identidade de cristão mesmo vivendo sob pressão. Esses jovens hebreus poderiam ser lembrados como aqueles que negaram a fé.

Conheci um jovem que quando perguntado se ele era crente, ele respondeu: por enquanto estou na igreja. Pasme, esse jovem era louvorista!

Outro jovem, no primeiro dia de trabalho na empresa em que eu trabalhava me foi apresentado como cristão e eu sendo o chefe dele disse que detestava crente e que ele havia caído em maus lençóis vindo trabalhar comigo. Para minha surpresa, ele de imediato disse que estava desviado. Passadas algumas horas, ele soube que eu era cristão e com a cara mais lavada me pediu perdão. O perdão dele foi descarregar uma carreta de matéria prima dentro de um galpão com a temperatura de quarenta graus.

Querido como você quer se lembrado no futuro? Como aquele que negou a fé?

Esses jovens hebreus estavam dispostos a mudar o mundo em que viviam e sair do cativeiro. Para isso tomaram uma decisão a de desafiar o império de Nabucodonosor. Aleluia! O sacrifício produz uma decisão prática e radical: Estou pronto! Aleluia! E você? Está pronto para tomar esta decisão agora ao lado de Cristo e romper com o império desse mundo? Espero que sim.

Convido-te agora a viajar comigo até o mundo antigo, precisamente na Babilônia e contemplar de perto a seguinte cena: Há uma multidão espalhada por toda a planície, todos na expectativa de ouvir soar os instrumentos para se curvar diante da estátua de trinta metros de altura - para se ter uma idéia dessa altura, basta imaginar três postes de via pública um sobre outro. Lá estavam também os três hebreus que estavam prontos para glorificar a Deus.

Num instante soam os instrumentos e todos se curvam, exceto os três jovens criando sombra nos que estavam ao seu lado. Talvez tenham dito é “nóis na fita” (Não é assim que os jovens diriam hoje?). O fato de terem ficado de pé fez com que Deus fosse glorificado (Daniel 3.28-30).

Queridos, Deus quer você de pé para que O Seu nome seja glorificado. Sejes firmes com as tentações que satanás tem te oferecido. A decisão de mudar é sua e o poder é de Deus! Aleluia!

Um beijo da minha alma no seu coração.

Pr. João Nunes

Um comentário:

  1. Amém!!! Realmente, se formos imaginar a pressão q esses jovens sofreram...vemos q os problemas q enfrentamos hj nem são TÃO problemas assim!!!
    Pressão, OoO palavrinha q arrepia os meus kbelos! Sofremos pressão a todo instante por causa de cristo, negamos a nossa carne, negamos os nossos desejos...temos q dá exemplo, ser o exemplo...ficar de pé enquanto todos estão prostrados diante de ilusões. O q aprendo com tudo isso é que temos q ser o diferencial, mesmo q isso nos leve a uma "fornalha" de 40 graus, mas que ali é q Deus dáaa a vitória. POr esses dias estou aprendendo algo muito importante com todos esses estudos, é q primeiro temos q assumir q somos SIM DE DEUS!! e DepOis viver isso q assumimos!!!
    Vlw Pastor por mais um estudo abênçoado q só tem acrescentado mais e mais em minha vida! Fiquem na paz galera....
    " é nOis na fitaaa"( Comédiaaa rs)

    ResponderExcluir